Protocolo Sanitário COVID-19 de operação das Atividades de Aventura de Brotas – SP.
Protocolo produzido pela ABROTUR, Associação de Empresas de Turismo de Brotas e Região, e aprovado e chancelado pelo Gabinete de Enfrentamento do COVID–19 da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Brotas.
Secretário de Turismo da Estância Turística de Brotas: Fabio Pontes Ferreira
Referências
- Este documento apresenta recomendações e determinações para reduzir o risco de contaminação por COVID-19 em atividades de aventura, considerando as particularidades do ambiente e organização dos espaços.
- Aqui estão apresentadas medidas mínimas necessárias para a operacionalização das atividades de aventura, as quais podem ser adaptadas e personalizadas para se adequar às condições do meio e logística de cada parque de aventura ou agência.
- As normas contribuem para reduzir o risco de transmissão do COVID-19 durante experiências em parques e atividades de aventura, adotando uma abordagem estatística. Cada proprietário ficará responsável de adotar as medidas sanitárias restritivas, assim como a adoção de medidas mais severas na mesma área sabendo que isso contribui para uma redução maior dos riscos de maneira mais efetiva.
- O conteúdo deste documento reflete o conhecimento científico sobre o COVID-19 até o momento da produção do mesmo.
Informações Gerais
- Mantenha-se informado da situação da epidemia e medidas de contenção comunicadas nos canais oficiais da Prefeitura da Estância Turística de Brotas.
- Escolha um colaborador do quadro de funcionários para seguir a implementação e controle das medidas de restrições adotadas.
- Adote um procedimento específico a seguir em caso de manifestação de sintomas entre o público e colaboradores (indivíduos com febre, problemas respiratórios, etc) decidindo “quem faz o quê” e quais autoridades contatar.
- Exiba sinalização adequada na entrada, ao longo das trilhas, sanitários e outras instalações.
- Garanta equipamentos de proteção aos funcionários (luvas de latex, máscaras e viseiras)
- Disponibilize higienizadores líquidos para limpar superfícies e também para uso pelo público em diversos locais do parque.
Definições
Distância entre indivíduos
- 3 metros sem máscara nas atividades aquáticas
- 1,5 metros com máscara
- Reduzida quando necessário para operações específicas (ex: resgate, inspeção de equipamentos)
Opções de produtos para higienização
- Alvejante ou solução com base de 1% de cloro ativo
- Álcool 70%
- Água e sabão
- Higienização com vapor 120<T<150º a 10-15 cm por 5 a 8 seg em cada parte
Riscos
- Encontro – Contato próximo entre pessoas
- Dispersão de gotículas
- Superfícies
- Objetos
- Equipamentos
- Transporte
Parques e Eco Parques
1. Recepção, atendimento inicial e estrutura de apoio
- Entrevistar e testar visitantes com termômetro (temperatura de referências 37,8 graus) em caso de sintomas, seguir protocolo sintomático – encaminhar o cliente para o centro de enfrentamento do COVID – 19 nos dias de semana e nos finais de semana e feriados ao hospital Santa Therezinha.
- Sinalizar e orientar a manter a higiene e distanciamento de 3 metros sem máscara e 1,5 metro com máscara.
- Permitido somente em atividades aquáticas o não uso de máscaras.
- Orientar o visitante a trazer máscaras e oferecer para os que não tem.
- Comunicar o visitante como ele deve se comportar no espaço social e das atividades.
- Instalar dispenser de álcool gel 70% nos locais estratégicos.
- Adequar termo de conhecimento de risco com auto responsabilização do cliente, se possível digital, bem como vouchers.
- Instalar nos balcões de atendimento barreiras ou cordões mantendo o distanciamento entre colaborador e visitante – principalmente antes do mesmo vestir máscara.
- Evitar o recebimento em dinheiro e envelopar maquinas de cartão.
- As superfícies de contato e objetos como canetas, maquinas de cartão, telefones e computadores deverão ser higienizados sistematicamente.
- Colocar comunicação interna e externa visando informar riscos, procedimentos e monitoramento.
- Eliminar utensílios que favorecem a contaminação como bebedouros, copos descartáveis e etc.
- Evitar uso de guarda volumes, aluguel de calçados e demais gêneros que não são fundamentais para a prática das atividades. Caso mantenha deve garantir higienização constante.
- Capacitar todos colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção. Assim como pedir para que eles evitem cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços e que não façam reuniões com mais de 10 pessoas.
- Os vestiários deverão ser identificados com a capacidade máxima de pessoas. Higienizar minimamente a cada 3 horas.
- Guarda volumes – higienizar minimamente a cada 3 horas.
- Os parques e eco parques deverão atender apenas 50% do limite máximo de pessoas que consta no seu alvará de funcionamento. Inclusive seus restaurantes e bares.
- Restaurantes e Bares possuem protocolos específicos disponibilizados e divulgados pela Prefeitura.
- Os eventos de qualquer natureza estão proibidos.
2. Operação das atividades
- Separar espaço de equipagem e desequipagem – visando maior higiene e diminuição do risco de contaminação. Proibido equipamentos no chão.
- Fazer higiene completa dos equipamentos exatamente após o uso ou manter os equipamentos utilizados fechados de forma hermética, evitando contaminação.
- Manter um guia acompanhando os visitantes nas cachoeiras, piscinas, lagos açudes entre outras, o mesmo deve estar focado no cumprimento do distanciamento e controle de número de pessoas, nestes espaços deverão ter sinalizações da necessidade de distanciamento e capacidade de pessoas.
- As atividades de tirolesa, rapel seco ou na cachoeira deverão ser realizados de máscara, obrigatório higienizacão das mãos antes e depois da entrada na corda. As filas de espera deverão manter o distanciamento de 1,5 metros.
- Os grupos das atividades verticais não devem passar de 10 participantes por vez.
3. Briefing ou instruções de segurança
- Manter o distanciamento e obrigatório o uso de máscara.
- Não promover contato entre cliente e colaborador.
- Incluir no briefing informações quanto aos protocolos COVID-19.
4. Equipagem e equipamento
- A equipagem deve ser realizada em local aberto e ventilado.
- Todos equipamentos deverão ser higienizados antes do uso, não pode ser passado de uma pessoa para outra sem higienização adequada, incluindo remos, jaquetas, coletes, botes, capacetes, quadriciclos entre outros.
- Separar espaço de equipagem e desequipagem – Os equipamentos não devem estar no chão.
- Os equipamentos deverão ser higienizados logo após as atividades, caso contrário, deverão ser depositados em compartimento hermeticamente fechado, livre da possibilidade de contaminação.
- Neste momento os condutores deverão higienizar as mãos antes e depois de cada equipagem além das máscaras.
5. Operação – Transporte
- O transporte deverá ter dispenser de álcool gel em todas as entradas.
- O motorista deverá fazer o uso de máscara durante todo percurso, bem como equipe de trabalho e clientes.
- Os transportes deverão se manter ventilados com janelas abertas.
- No transporte deverá ser respeitado o distanciamento atingindo no máximo 50% da ocupação, incluindo equipe operacional. Quando possível devemos separar equipe operacional dos passageiros. A responsabilidade quanto ao transporte é das operadoras de aventura.
- O transporte dos clientes e guias deverá ser higienizado antes da entrada dos passageiros.
6. Especificidade do Rafting
- Os condutores deverão fazer o uso de máscaras de proteção durante todo percurso.
- Os clientes deverão manter o máximo de distanciamento durante a descida, para isto deverão ser colocados apenas 4 passageiros de reservas diferentes, reserva de família pode chegar a 6 pessoas no máximo por bote acima de 13 pés, o “assento” ao lado do condutor deverá obrigatoriamente estar vago.
- As atividades, durante a descida, que promovam aglomeração, não deverão ser realizadas, tais como: brincadeira do remo, escorrega, surf e algumas dinâmicas que promovam aproximação entre participantes e troca de equipamentos.
- É recomendado que não seja oferecido qualquer tipo de comida ou bebida durante a descida ou na própria empresa de aventura (incluindo bebedouros etc). Caso a empresa ofereça a mesma deve se atentar a higienização de todos os recipientes e embalagens, assim como disponibilizar um funcionário para a entrega.
7. Colaboradores
- Aferir a temperatura e entrevistar diariamente.
- Capacitar todos colaboradores para orientar os clientes sobre as medidas de prevenções sanitárias. Assim como pedir para que eles evitem cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços. E que não façam reuniões com mais de 10 pessoas.
- Proibir ir para casa com uniforme.
- É recomendado retirar bebedouros, cafezinho e etc. Caso a empresa ofereça a mesma deve se atentar a higienização de todos os recipientes e embalagens, assim como disponibilizar um funcionário para a entrega.
- Escalonar a Alimentação da equipe, quando feitas em refeitórios das empresas e prever o distanciamento.
- No momento da higienização dos equipamentos e transportes dos EPIS, os colaboradores deverão usar luvas impermeável, óculos ou viseira e máscara.
- Fornecer e cobrar uso de EPI para colaboradores viseira ou barreira, cordão para atendimento, máscaras e luvas para operacional).
Referencias para elaboração dos protocolos
- Manual Ministério do Turismo – Coronavírus
- Manual Governo do Estado de São Paulo
- COVID-19_Recommendations_Park_Operators.pdf (ITALIA)
- selo-clean-safe-aat-com-inst-fisicas.pdf (PORTUGAL)
- Adventure-In-The-Shadow-of-COVID-19.pdf.pdf (ESPANHA)